quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cuidados com a saúde

Se você vai passar um mês fora de casa, alguns cuidados são importantes, principalmente se você está viajando em países deculturas diferentes. A água é diferente, os alimentos, o ar: tudo. Principalmente os nossos hábitos mudam e, por isso, vale a pena guardar estas dicas.

- De uma coisa me arrependi nesta viagem. Eu esqueci de levar as minhas cápsulas de complexos vitamínicos. Eu senti muita falta de frutas e verduras, mas alguns complementos poderiam suprir essa necessidade. Nas últimas semanas, eu tive muitas câimbras (porque não estava acostumada a andar tanto) e creio que foi um reflexo da falta de vitaminas. Vegetais custam uma fortuna na Europa. Eu cheguei a ver uma banana por 1 euro. Sem falar que o mais perto que chegamos de uma salada foi no McDonalds. A maioria dos restaurantes oferecem seus menus nas portas, o que facilita a pesquisa de preços, mas comida em geral é muito cara.

- Na viagem de volta, sentei do lado de uma médica soteropolitana que reside atualmente em Roma. Ela me contou que na Europa é adicionado cálcio na água (assim como é usado o flúor no Brasil) e que por isso ela é tão alcalina. Resultado: cabelos e pele ressecados. Por isso, condicionador e hidratante são fundamentais.

- Por sorte, na Europa você encontra praticamente as mesmas marcas de shampoos e cremes que existem no Brasil. Mas eu notei que os frascos de hidratantes para pele são gigantes (de 500ml a 1l). Se você não quiser comprar algo gigante, recomendo que leve um creme potente. Não dá pra levar na mala de mão volumes superiores a 100ml, mas se for levar na mala, embrulhe num saco plástico para proteger as roupas de uma possível explosão de creme.

- No final, acabei achando um bom hidratante de 150ml. Mas ao chegar em casa, Carol me alertou para o "italiano macarrônico" da embalagem que indicava MANI = mãos. Paciência, minhas pernas nunca estiveram tão bem hidratadas. 

- Outra coisa: se você não tiver um cabelo de princess como o da Carol (que não precisa de condicionador nem secador) e sim cabelos encaracolados, como o da Dai e meu, use um bom condicionador e creme leave in. Mas aqui vale recomendar que seja levado um na mala de mão (obedecendo a regra dos 100ml dos aeroportos). Você vai passar quase um dia todo viajando e amassando o cabelo e, provavelmente, vai sofrer de jet lag na chegada. Talvez você não crie uma coragem imediata de procurar um supermercado.

- E claro: o bom e velho protetor solar. Eu sugiro que você já leve na mala. Não achei nenhum barato por lá. E você vai precisar muito. Não tem jeito de conhecer tudo sem andar pela cidade. A pele vai ficar exposta e o jeito é se cuidar. Principalmente se for verão, quando o sol se põe bem tarde (em Madrid, era por voltas das 21h40). 

2 comentários:

  1. Dica principal: sempre, sempre, sempre preste atenção aonde você anda.

    ResponderExcluir
  2. Pô, fui entrar num blog de turismo e caí num blog de cosméticos!
    ;)

    ResponderExcluir